Igreja Matriz

Só do século XIV – XV. Não é grande, mas sim acolhedora e bela. Está situada num sítio bem humilde, mas encantador, num terreno em leve declive e no seu ponto mais alto construíram-lhe uma torre sineira separada do templo com o objectivo de aumentar a voz dos seus sinos. Neste templo simples, o que sobressai no seu interior são os lindíssimos azulejos que revestem as suas paredes, e que datam o século XVIII. Um verdadeiro tesouro.

Capela da Santíssima Trindade

Situa-se na povoação do mesmo nome. É um Templo precioso, enquadrado num adro aprazível, no centro do lugar da Trindade. É do tempo e do estilo de D. João V, e o altar-mor tem uma linda talha barroca. Fora do adro, alteia-se um cruzeiro secular, idêntico ao que anima o caminho da Igreja Paroquial.

Capela de Santo Ovídeo

É sem dúvida o “ex-libris” da arquitectura. Fica no lugar de Sobrão, onde sempre houve uma ponte essencial para atravessar estas terras. Por isso, a Capela já teve o nome da Nossa Senhora da Ponte, sua antiga padroeira.  Pegada à capela existia um oratório do “Senhor do Calvário”.

Desse oratório, apenas resta um precioso Cristo em pedra na sacristia que data de 1724, e alguns vestígios de uma Via-sacra que se encontravam dispersos e que foram colocados na fronteira do Templo, conferindo-lhe uma notável originalidade. Destas figurações da Via-sacra, autênticas esculturas em pedra, eram encomendadas cada uma por um lavrador a escultor local que se desempenharam desse trabalho com notável brio e saber de arte.

De acordo com o recenseamento geral da população realizada no ano de 2001, a freguesia de Meixomil acolhia 3348 residentes. Este numero, quando comparado com os dados estatísticos da década subida populacional, uma vez que nesta altura viviam aqui 2363 pessoas. Recuando ao século XIX, verifica-se que os universos populacionais de então eram bastante reduzidos em relação aos mais recentes. Na verdade, em 1801, contavam-se 584 moradores, e em 1849 eram 796 os seus habitantes.