Matrimónio

A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das vossas paróquias pois é nelas que vivem toda a vossa vida cristã. Pode, porem, haver motivos que vos levem a realizar a celebração do vosso casamento noutra paróquia, ou noutra igreja.

Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, dirigir-se a uma das vossas paróquias:

• Para se informarem com tempo e antecipadamente de tudo o que é necessário organizar;
  • Para marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo presente que, nalgumas paróquias e Igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.

A organização do processo de casamento deve começar cerca de três meses antes da data prevista.

Uma vez que o processo de casamento da Igreja Católica também tem validade como o civil, terão de ser organizados dois processos:

• O PROCESSO DA IGREJA, que deve ser de preferência organizado na paróquia da noiva;
  • O PROCESSO DO REGISTO CIVIL, pode ser organizado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão pedir um CERTIFICADO PARA CASAMENTO, que tem a validade de 180 dias (6 meses).

Os documentos necessários são os seguintes:

• Os Bilhetes de Identidade/Cartões de cidadão ou Passaporte devidamente actualizados;
  • A data e a Paróquia do Baptismo de cada um dos noivos.

(Podem verificar se o vosso Baptismo está averbado na cédula de Nascimento ou se têm a vossa Cédula da Vida Cristã.)

• Fotocópia dos bilhetes de identidade das testemunhas.
  • Morada completa (lugar, freguesia e concelho) dos nubentes e das testemunhas.

Todo o processo civil pode ser tratado pela secretaria da paróquia apenas no regime de bens (comunhão de adquiridos). Nos regimes (Separação de bens e Comunhão geral de bens) terão de ser o Nubentes a tratar do processo civil na conservatória.

Beatificação D. Sílvia Cardoso

Cronologia Episcopal

Terço Digital

Atendimento do Pároco