Vêm aí os símbolos da JMJ: em outubro peregrinam na diocese do Porto

No mês de outubro a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” vão descer o rio Douro em direção ao Porto. Em viagem de barco da Régua até à Ribeira, na tarde de sábado 1 de outubro, os símbolos JMJ chegam ao Porto e vão subir até à Sé para o início oficial da peregrinação na diocese do Porto. Uma viagem única pelas 22 vigararias.

Durante o mês de agosto, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estiveram de visita à diocese de Bragança-Miranda. Neste mês de setembro já estão em Vila Real peregrinando nas comunidades daquela diocese transmontana. No mês de outubro a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” vão literalmente descer o rio em direção ao Porto.

No dia 1 de outubro os símbolos vão viajar no Douro de barco, numa viagem que terá início na Régua pelas 10 horas da manhã. Com chegada prevista à Ribeira do Porto pelas 17.30h, durante o percurso será possível saudar e acompanhar os símbolos a partir das margens do rio.

Nessa tarde de sábado dia 1 de outubro, a cruz e o ícone mariano sobem da Ribeira até à Sé, naquela que será a primeira etapa da peregrinação dos símbolos JMJ no Porto, coincidindo com o “Ora Arranca”, que é a atividade de início de ano dos jovens desta diocese.

Image

No dia seguinte, pelas 16 horas, haverá Missa Solene com os símbolos da JMJ na Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada em Vila Nova de Gaia. Aí será feito o envio dos símbolos para a vigararia de Espinho-Ovar.

Nos primeiros dias na diocese do Porto, de 4 a 6 de outubro, os símbolos JMJ estarão nas vigararias de Gaia Norte e Gaia Sul. Nota para o período de 6 a 9 de outubro, no qual a peregrinação dos símbolos JMJ na cidade do Porto terá um especial contacto com as instituições civis e religiosas, as universidades, os hospitais e tantas outras realidades que se concentram na cidade invicta.

Os símbolos JMJ vão passar pelas quatro regiões pastorais da diocese do Porto: Grande Porto, Sul, Nascente e Norte. A este propósito destacamos neste mês de peregrinação no Porto as Missas de domingo sempre pelas 16 horas na presença dos símbolos JMJ: dia 9, no Santuário de Nossa Senhora de La Sallete em Oliveira de Azeméis, no dia 16 no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Penafiel, no dia 23 no Santuário de Nossa Senhora da Assunção em Santo Tirso e no dia 30 no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde, Valongo.

De 1 a 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto numa corrente de oração, partilha e convívio pelas suas 22 vigararias. No dia 30 de outubro serão entregues à diocese de Setúbal.

Na preparação desta edição JMJ, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto em Lisboa, os símbolos já estiveram nas dioceses portuguesas do Algarve, Beja, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Viseu, Funchal, Angra, Lamego, Bragança-Miranda e estão agora em Vila Real.

Recordamos que a cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo.

No ano 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Agora a JMJ será em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2022