Caminho Neocatecumenal

O que é o Caminho Neocatecumenal?

Na Igreja primitiva, no meio do paganismo, quando alguém queria tornar-se cristão, tinha que fazer um itinerário de formação ao cristianismo que se chamava “catecumenato”, da palavra “catechéo”, que significa ressonância, escuta.

O processo de secularização tem levado muita gente ao abandono da fé e ao afastamento da Igreja. Por isso se tornou necessário abrir de novo um itinerário de formação permanente ao cristianismo.O Caminho Neocatecumenal não pretende, portanto, formar um novo movimento em si, senão ajudar as paróquias a abrirem um caminho de iniciação ao Baptismo, que faça descobrir o que significa ser cristão. É uma realidade eclesial da Nova Evangelização presente nas paróquias para recuperar a fé de tantas pessoas que a têm abandonado ou que se dizem católicas limitando-se à prática de uma simples “religiosidade natural”, não sendo ainda cristãos verdadeiramente adultos na fé. O Neocatecumenato é uma síntese teológico-catequética, um catecismo, um catecumenato para adultos, em suma um Itinerário de Formação Cristã para o homem contemporâneo.

O Caminho Neocatecumenal ou (Neocatecumenato) foi iniciado na Espanha (Madrid) em 1964 no meio dos pobres e excluídos da sociedade, por iniciativa do pintor Francisco Arguello (Kiko) e de Cármen Hernandez como resposta às novas directrizes trazidas pelo Concílio Vaticano II, cujo objectivo consiste em abrir um caminho espiritual concreto de ser cristão. Mais tarde juntou-se a eles o Padre Mário Pezzi, missionário comboniano. A Igreja Católica reconhece o Caminho Neocatecumenal como “ Um Itinerário de Formação Católica válido para a sociedade nos dias de hoje”( João Paulo II), que busca a redescoberta do Baptismo. Encontra-se actualmente difundido em mais de 100 países incluindo alguns que não são tradicionalmente cristãos como a China, a Índia, o Egipto, a Coreia do Sul ou o Japão.

O Caminho Neocatecumenal é um instrumento ao serviço dos Bispos para realizar o Processo de Educação Permanente na Fé solicitado pela Igreja,

contribuindo para a renovação paroquial desejada pelo Magistério da Igreja, promovendo novos métodos e novas estruturasno âmbito da Nova Evangelização, que evitem o anonimato e a massificação.

O Caminho responde concretamente a muitas das instruções pastorais do Concílio Vaticano II como o descobrimento da Vigília Pascal, a participação evangelizadora dos leigos ou a potenciação dos seminários diocesanos missionários, entre outras. Talvez a mais recente seja o envio de famílias emmissão (a30 de Dezembro de 1988 o Papa João Paulo II enviou as primeiras cem famílias do Caminho para todo o mundo) a pedido dos Bispos locais, para promover, juntamente com um sacerdote, o “Implantatio Ecclesia” em lugares onde não existe a Igreja Católica ou noutros onde ela já existiu mas desapareceu.

Por ocasião dos 40 anos do Caminho Neocatecumenal em Itália (cuja primeira Comunidade nasceu na paróquia dos Mártires Canadianos de Roma a 2 de Novembro de 1968) o Santo Padre Bento XVI recebeu na Basílica de São Pedro, a 10 de Janeiro de 2009, as 500 Comunidades então existentes em Roma com mais de 100 000 membros, agradecendo cordialmente os responsáveis do Caminho Neocatecumenal e saudando as Comunidades que partiam em missão para os subúrbios mais necessitados de Roma bem como as 200 novas famílias itinerantes em “missio ad gentes”enviadas para os cinco continentes e os

700 catequistas itinerantes responsáveis pelo Caminho Neocatecumenal nas diversas nações.

Neste momento existem cerca de 41 000 comunidades em 6 000 paróquias de 900 dioceses em 105 países que congregam mais de um milhão de membros.

O Caminho Neocatecumenal dispõe neste momento de 78 Seminários Diocesanos Missionários “Redemptoris Mater”espalhados pelos 5 continentes que dão rigorosa formação a mais de 2 000 seminaristas. Em 2010 foram abertos mais três Seminários tendo ingressado um total de 300 novos seminaristas, todos eles saídos das Comunidades. Algumas destas 300 novas vocações em ordem ao Presbiterado “levantaram-se” em Fátima aquando do Encontro Vocacional de Jovens que se seguiu à visita do Santo Padre Bento XVI a Portugal.

Até agora o Caminho Neocatecumenal já formou um Bispo no Redemptoris Mater de Callao (Peru) e mais de 3 000 Presbíteros que ficam incardinados nas Dioceses dos respectivos Seminários na dependência dos seus Bispos.

Para além das vocações masculinas existem naturalmente milhares de vocações femininas que ingressam em ordens religiosas, muitas delas de clausura, (temos na Guarda duas vocações do Caminho Neocatecumenal no Carmelo).

Além das vocações de consagração, importa salientar a vocação para o matrimónio (com catecúmenos totalmente abertos à vida) que têm a importante missão de renovar a Igreja, transmitindo a fé aos filhos.

Em Portugal a primeira Comunidade do Caminho nasceu em Lisboa na paróquia de “Nossa Senhora da Penha de França” no ano de 1968 a pedido do PadreJoão de Brito, missionário dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria e está actualmente presente em 19 das 20 Dioceses contando com cerca de 300 Comunidades. O país com maior implantação do Caminho Neocatecumenal é a Itália com cercade 10 000 Comunidades seguida da Espanha com 6 000.

Temos em Portugal dois Seminários “Redemptoris Mater”; um em Lisboa e outro no Porto.

Na Diocese da Guarda existe uma Comunidade do Caminho Neocatecumenal com cerca de 30 membros (lª Comunidade da Sé) que nasceu na Paróquia de S. Miguel da Guarda no ano 2000 e que, após ter sido reforçada em Junho de 2009, passou a estar ligada à Paróquia da Sé.

Reúne semanalmente (durante todo o ano e sem interrupção durante as férias) às 21H00 no Salão Paroquial para aCelebração da Palavra às Terças-feiras e para a Celebração da Eucaristia aos Sábados. A Comunidade tem ainda um convívio mensal (no mínimo todos os 40 dias) num Domingo em que reza Laudes e faz Revisão de Vida, necessária para a caminhada de conversão de cada um dos seus membros(após o pré-catecumenato os catecúmenos passam a rezar Laudes diariamente e aos Domingos fazem-no em família).

Têm ainda um Convívio (Retiro) anual de 3 dias fora da paróquia com várias actividades entre as quais se destaca um dia de Jejum com uma celebração Penitencial; a transmissão e a partilha em grupos de um tema do Magistério da Igreja elaborado pelo Padre Mário Pezzi (presbítero da equipa internacional responsável do Caminho Neocatecumenal) e o encerramento com a celebração de uma grande Eucaristia.

Para além deste convívio anual (especialmente destinado aos responsáveis das Comunidades) todos os catecúmenos são chamados a assistir aos 3 Anúncios nos três “tempos fortes” da Igreja: Advento; Quaresma e Páscoa, transmitidos de modo idêntico em todos os países do mundo.

O Caminho Neocatecumenal tem organizado regulares Encontros Vocacionais com jovens das Comunidades do mundo inteiro, designadamente aquando da realização das Jornadas Mundiais da Juventude e das Viagens Apostólicas dos Santos Padres, onde regularmente se levantam centenas de candidatos para entrar no seminário ou para a vida religiosa, como aconteceu em 2010 em Fátima no fim da visita do Papa Bento XVI a Portugal.

A pedido de muitos Bispos o Caminho tem também promovido uma série de Convívios de Bispos de todos os continentes em que eles podem experimentar pessoalmente o que é o Caminho Neocatecumenal, aquilo que ele prega e como se desenvolve. Realizaram-se convívios de Bispos designadamente em Roma com osBispos de África em Janeiro de 1994 e com osBispos do Médio Oriente em Abril de l996; em Nova Iorque com osBispos das Américas em Abril de 1997 e em Israel com osBispos da Europa em Março de 2008 na “Domus Galilaeae” (casa mãe do Caminho Neocatecumenal em Israel construída no Monte das Bem-Aventuranças, sobranceiro ao “Lago de Tiberíades” ou “Mar da Galileia” inaugurada e abençoada pelo Papa João Paulo II no dia 24 de Março de 2000 em que proferiu estas palavras:

(O Senhor esperava-vos neste monte).

Caminho Neocatecumenal
Responsável: Joaquina Meireles da Rocha
Rua de Penacorvo, 51
Tlm.: +351 914 800 703

Beatificação D. Sílvia Cardoso

Cronologia Episcopal

Terço Digital

Atendimento do Pároco
Terças-feiras e Quintas-Feiras das 17h às 20h
Residência Paroquial de Paços de Ferreira
Eucaristias
Terças-feiras, Quintas-feiras e Sextas-feiras - 20h
Sábado às 20h30 (Inverno) - 21h (Verão)
Domingo às 8h30, 11h e 18h00 (Inverno) / 8h30, 11h e 19h00 (Verão)
Secretaria Paroquial
Terças-feiras a Sábado
geral@paroquiadepacosdeferreira.com
paroquiapacos@gmail.com
Tlf.: +351 255 962 020
Zeladores
Maria Luísa Alves Barbosa
Rua Padre Alexandrino Brochado, nº171
Tlm.: +351 960 244 235
Cor do tema
Opções do layout
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position